Pamela Lelis
Psicóloga e doula.
Informações.
A terapia pode ajudar as pessoas a evitar recaídas graves. Por fim, a depressão é uma doença da solidão e há enormes provas que o contato humano qualificado esta entre suas melhores soluções. A percepção de que alguém presta atenção ao que você esta enfrentando é enormemente fortalecedor. A necessidade de medicação faz com que as pessoas se sintam equilibradas, a terapia faz com que pessoas se sintam inteiras.
Esse é um movimento pessoal, subjetivo, mas que conta com uma grande ajuda da nossa cultura – afinal, em todo final de ano, todos paramos para fazer balanços gerais de nossas vidas. E quando o réveillon, chega, vivemos uma espécie de catarse a partir da qual nos propomos a resgatar os nossos sonhos, construir os nossos projetos, executar os nossos planos e a realizar tudo o que sempre desejamos.
Você sentiu aquele frio na barriga, borboletas no estômago, horas de conversa no telefone, sorrisos soltos no meio do dia, intimidade e... Descobre que a pessoa “escolhida” sofre de uma doença mental. Tarde demais, você se apaixonou.
O atendimento psicológico voltado à população LGBTT, tem como objetivo, dar suporte para lidar com a homossexualidade e as variadas manifestações de gênero. Entender-se, empoderar-se, passar por estes obstáculos, crescer ou ser adolescente LGBTT, pode não ser fácil para algumas pessoas. Promover o fortalecimento emocional, para lidar com questões sociais que repercutem na formação da identidade e dificultam o seu exercício de identificação e criatividade para lidar com questões básicas da vida.
Oferecemos aqui, atendimento especializado à população LGBTT e também a temática da sexualidade em geral. O atendimento psicológico à população LGBTT dá o suporte necessário ao enfrentamento das violências cotidianas que questionam essas vivências que tanto adoecem. Muitos e muitas dessas pessoas também sofrem violência moral, enfrentam sofrimento no convívio familiar e/ou religioso ao serem convencidas que não são “normais”, o que as levam a deprimir e a falar e cometerem suicídio.
Envelhecer é para quem tem sorte, pois a única opção para isso é morrer e ninguém merece desejar a morte para não enfrentar o efeito mais natural da vida. Afinal, envelhecemos a partir do momento em que nascemos.
Existem várias manifestações de gênero (homem cis, mulher cis, homem trans, mulher trans, travestis, transexuais não binários, etc.) e as diversas outras possibilidades, assim como, as orientações sexuais. O termo cisgênero é designado para se referir ao indivíduo que se identifica, em todos os aspectos, com seu gênero designado no nascimento. O cisgênero é a oposição do transgênero, pois este, e identifica-se com o gênero diferente ao seu nascimento.
“Achamos o prazer muito menos prazeroso, a dor muito menos dolorosa do que prevíamos.” Shopenhauer. Uma fala muito recorrente entre os pacientes com depressão é a falta de prazer em relação às coisas da vida cotidiana. Sejam elas entre familiares, amigos ou trabalho, quando percebem que as coisas que te fariam bem não te trazem mais prazer algum. Quando a depressão se instala, destrói o indivíduo e ofusca sua capacidade de dar e receber afeição. Link para texto.
A palavra Doula vem do grego e significa “mulher que serve”, sendo hoje utilizada para referir-se à mulher sem experiência técnica na área da saúde, que orienta e assiste a nova mãe no parto e nos cuidados com bebê. Seu papel é oferecer conforto, encorajamento, tranqüilidade, suporte emocional, físico e informativo durante o período de intensas transformações que está vivenciando.
Discutimos aqui assuntos relevantes para saúde plena psicológica , informações sobre empoderamento gestacional, assistência a população LGBTT , no âmbito social e psicológico.